Dívidas em jogo: Tmcel deita abaixo portais do Governo

A operadora de telefonia e fornecimento de serviços de internet, Moçambique Telecom (Tmcel) mandou colocar fora de rede os sites do Governo (gov.mz), que já se encontram inactivos desde quinta-feira, segundo uma fonte ligada ao Ministério dos Transportes e Comunicações.

A fonte próxima ao processo revelou ao MZNews que a decisão foi tomada porque algumas instituições do Estado, cujos portais estão sob gestão do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), ainda não pagaram uma dívida para com a Tmcel.

Neste sentido, continuou a fonte, só um acordo a breve trecho, visando colmatar o saldo dessas instituições públicas, incluindo universidades públicas, é que poderá trazer de volta os portais do Governo, visto passarem-se já longos meses de negociações infrutíferas.

Nem todos os portais com a extensão “gov.mz” estão inoperacionais. Os portais “portaldogoverno.gov.mz/; http://www.at.gov.mz; https://www.inatter.gov.mz/” e vários outros estão inactivos. O portal do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações – está a funcionar.

Recorde-se que até 31 de Marco deste ano o Estado e as universidades públicas deviam à Tmcel cerca de 929 milhões de meticais, dos quais 559 milhões de meticais são dívidas de “grandes instituições estatais”, segundo o jornal “Savana”.

A Tmcel não paga os ordenados ao seus cerca de 1800 trabalhadores desde o mês de Abril, e no seu conjunto ronda nos 120 milhões de meticais. A isto somam-se dividas que a Tmcel tem com bancos herdadas das extintas empresas TDM e mCel.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.