​Dívida: EDM corta fornecimento de energia a sistema de abastecimento de água em Goba

​Dívida: EDM corta fornecimento de energia a sistema de abastecimento de água em Goba

Uma dívida acima de 1.5 milhões de meticais levou a Electricidade de Moçambique (EDM) a cortar o fornecimento de energia eléctrica ao sistema de abastecimento de água na localidade de Goba, distrito de Namaacha, província de Maputo.

A decisão da EDM impede o acesso à água canalizada a mais de dois mil habitantes da região, há mais de três meses. Para driblar a situação, os residentes não têm outra alternativa, senão recorrerem ao rio Umbeluzi, contra todos os riscos de ataques de crocodilos.

Um habitante entrevistado pela Rádio Moçambique disse não haver outra solução para ter água para o consumo além de “entregar-se aos crocodilos”.

“Vamos ao rio, não há como, bem sabendo que lá há crocodilos, mas temos de ir ao rio. Temos lá um sistema de abastecimento que já não abastece água na vila de Goba. Então, temos de correr ao rio, tirar água, lavar a roupa lá…. e é um desafio muito grande a questão da água em Goba. Até já compramos água em tanques”, disse a fonte.

De acordo com o Administrador de Namaacha, o Sistema de abastecimento de água em causa esteve sob tutela de um gestor privado que, ao transferir a gestão para o governo local, transferiu, igualmente, a dívida com a EDM.

Contudo, segundo Carlos Mourinho, estão em curso negociações da dívida com a EDM para pôr fim ao sofrimento da população.

“Conseguimos resolver o problema e a dívida vai ser abatida consoante o abastecimento da água. A EDM vai instalar o Sistema pré-pago, Credelec, e na compra será abatida a dívida com a empresa que está a gerir o Sistema”, disse, prevendo que a situação se normalize nas próximas semanas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.