Um grupo de membros desmobilizados da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) denunciou esta tarde a falta de convocatória para a sua participação no Conselho Nacional do partido.
“Estamos preparados. Por isso, estamos aqui para incitar aos nossos outros colegas para estarem lá em massa, porque é o único lugar onde tudo pode acontecer” disse João Machava, o porta-voz do grupo.
A Comissão Política da RENAMO agendou o Conselho Nacional para o dia 16 deste mês, na província de Nampula.
Em Setembro, a RENAMO expulsou Machava, que dá a cara pelos contestatários da liderança de Ossufo Momade – “por desobediência”.
Machava, que falava à imprensa nas proximidades do antigo Estádio da Machava – actual Estádio da Independência – referiu que essa convocação tardia do Conselho Nacional constitui manobra para manter Momade na presidência do partido.
“No ano passado, nós enviamos carta ao partido e exigimos o Conselho Nacional alargado aos desmobilizados e outros quadros. Então, uma vez que não fomos convidados, havemos de ir a Nampula a nossa maneira, para resolvermos o problema de uma vez por todas” avisou, adiantao haver ‘compra’ de pessoas para assegurar Ossufo no poder do partido.
Os desmobilizados prometem continuar a exercer pressão para forçar a saída de Ossufo Momade por este, segundo justificam, estar a levar o partido à extinção.
“Não queremos ver a RENAMO em baixo. Tudo faremos para a RENAMO estar em cima” frisou.


Deixe uma resposta