A Karex Berhad da Malásia, maior produtor de preservativos do mundo, espera que este ano a procura atinja os níveis máximos pré-pandémicos na compra de produtos premium pelos consumidores e no reabastecimento por agências de saúde, segundo o CEO da empresa.
“O valor das vendas poderá aumentar ainda mais à medida que os consumidores forem comprando mais produtos premium”, disse Goh Miah Kiat, sem avançar os números em vista.
“Estamos a começar a ver muitas encomendas a chegar numa base de emergência” contou o responsável, adiantando que as instituições de Estado, onde os produtos esgotaram nos últimos dois anos são as que mais estão a requisitar preservativos.
As vendas a marcas como a Durex aumentaram 30% no ano fiscal de 2021 e representaram 60% das suas receitas, contra 49% no ano anterior.
“Quando houve uma queda de 40% em termos de consumo mundial, o segmento de consumidores da Karex … continuou a crescer”, revelou.
As vendas estão a aumentar particularmente nos negócios de consumo da empresa, após a pandemia ter desencadeado bloqueios, encerramento de fábricas e impedimento de actividades sociais.
No ano que terminou em Junho de 2021, as vendas da empresa cresceram 6%, contra 4% no ano anterior, embora tenha registado a sua primeira perda anual desde a sua cotação em 2013.
Para o ano fiscal de 2022, os analistas esperam que as vendas cresçam 9%.
Ainda este ano a empresa poderá lançar novos produtos incluindo modelos de preservativos como os feitos de material sintético, e está a procurar diversificar o fabrico de luvas médicas.