DDR: Já há dinheiro para pagar pensões a guerrilheiros

DDR: Já há dinheiro para pagar pensões a guerrilheiros

O enviado do secretário-geral da ONU para Moçambique disse ontem à Lusa que o Governo tem o dinheiro para pagar as pensões aos guerrilheiros da Renamo e que o processo de desmobilização será concluído “nos próximos meses”.

“Acho que o processo de desmobilização vai ser terminado nos próximos meses. É claro que o que estava a criar um problema entre o Governo e a Renamo era o assunto das pensões, porque para a Renamo é um assunto muito importante e também importante para a sustentabilidade do processo de paz”, disse Mirko Manzoni, em Nova Iorque.

“O financiamento é um assunto que parece ser um pouco técnico. O financiamento das pensões foi votado, o Governo de Moçambique tem o dinheiro para pagar as pensões. É claro que o assunto das pensões não é fácil. Também no meu país, que é a Suíça, não é um assunto fácil. As pensões, no caso de Moçambique, vão ser pagas como a todos os combatentes.

O orçamento de Moçambique é baseado muito sobre a dívida, porque Moçambique não tem capacidade de financiar tudo e a dívida é financiada através de bancos locais”, acrescentou o enviado pessoal de António Guterres.

Sabe-se que o pagamento de pensões de reforma tem sido o principal contencioso entre o Governo moçambicano e a Renamo no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros do principal partido da oposição.

Refira-se também que o Conselho de Ministros de Moçambique aprovou na semana passada o pagamento de pensões de reforma aos antigos guerrilheiros da Renamo, principal partido da oposição.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.