“é necessário que se inicie a monitoria ao património de Daniel Chapo”
O candidato da Frelimo às presidenciais de 09 Outubro próximo, Daniel Chapo, é accionista de seis empresas, das quais três não pagam impostos ao Estado, revelou, hoje, o Centro de Integridade Pública (CIP).
A investigação do CIP revela que Chapo é accionista em empresas de construção civil, educação, imobiliária, cultura, consultoria jurídica e comércio.
“…parte das empresas não declara impostos. Outras só emitem guias em branco e as poucas que declaram não efectuam pagamentos regulares”, constatou o CIP.
Das seis empresas de que o Chapo é accionista, apenas três contribuem para o Instituto Nacional de Segurança Nacional (INSS), nomeadamente a Sociedade Gestora do Instituto Superior de Ciências e Gestão (SOGINSCIG), Mussiro clean, Limitada e JDF, Limitada.
“As três pagaram cerca de 1,6 milhão de meticais de contribuições ao INSS no período entre Janeiro de 2014 e Abril de 2024. Quanto aos impostos fiscais, são igualmente 03 (três) as que apresentam bases tributáveis. Duas declaram apenas o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e outra está registada no regime de Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes (ISPC)”, refere a investigação.
Deixe uma resposta