O Secretário-geral interino do partido e candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, afirmou que nestes 49 anos da independência, o povo moçambicano é o verdadeiro herói, que conseguiu vencer diversas adversidades, nomeadamente, a guerra dos 16 anos, cheias, inundações, ciclones , entre outros males.
Daniel Chapo, que falava hoje, em Maputo, na Praça dos Heróis, no âmbito das festividades da independência nacional, disse que o desafio pela frente está ligado ao combate ao terrorismo em alguns distritos da província de Cabo Delgado.
“Neste momento, estamos com o problema de terrorismo, e o povo moçambicano continua resiliente e virado ao seu combate e desenvolvimento. Portanto, são 49 anos da independência em que temos várias realizações, nos sectores da saúde, educação”, disse Chapo.
Citado pelo jornal Domingo, o Secretário-geral interino da Frelimo considera que o grande desafio tem que ver com a necessidade da independência económica. “Proclamamos a independência a 25 de Junho de 1975, mas como país, ainda somos dependentes do apoio externo no que toca ao Orçamento do Estado para desenvolver o país, por isso temos de continuar a fazer investimentos sejam públicos ou privados”, exortou.
Contudo, a fonte observou ser uma jornada longa à semelhança da luta armada de libertação nacional. “A independência económica também pode levar anos, mas é fundamental como moçambicanos unirmo-nos, para que este objectivo seja alcançado, e para promover o desenvolvimento com os nossos recursos”, disse.
(Foto DR)
Deixe uma resposta