Cyril Ramaphosa optimista sobre contribuição africana para resolução pacífica do conflito na Ucrânia

Cyril Ramaphosa optimista sobre contribuição africana para resolução pacífica do conflito na Ucrânia

O Presidente da sul-africano, Cyril Ramaphosa, manifestou-se ontem optimista que a Ucrânia e a Rússia considerem a proposta dos líderes africanos para a resolução pacífica do conflito.

Segundo o líder sul-africano, foi apresentado uma proposta de dez pontos a qual os, líderes africanos, acreditam que pode contribuir para vários esforços que têm sido feitos por várias partes para pôr fim ao conflito”.

“Um dos principais resultados da missão de paz foi a recepção positiva que recebemos de ambos os lados, que consideramos encorajadora e que dá motivos para optimismo de que as propostas serão levadas em consideração”, afirmou o líder sul-africano na sua newsletter semanal ao país.

Ramaphosa integrou uma delegação de sete países africanos à Ucrânia e à Rússia que procurou promover este fim de semana uma resolução pacífica para o conflito entre os dois países.

“Como líderes africanos, a nossa principal preocupação é com a vida das pessoas directamente afectadas pelo conflito. Acreditamos que tudo deve ser feito para acabar com os combates para evitar mais perdas de vidas, ferimentos, deslocamento e destruição. Como comunidade internacional, precisamos de trabalhar em conjunto para evitar mais sofrimento”, sublinhou Ramaphosa, citado pela Lusa.

De referir que, a missão de paz africana integrou os presidentes do Senegal, das Comores, da Zâmbia e da África do Sul, juntamente com o primeiro-ministro do Egipto e enviados da República do Congo e do Uganda, segundo a Presidência da República sul-africana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.