Dados do Instituto Nacional de Estatísticas mostram que o custo de vida no mês de Janeiro teve uma subida generalizada em 4.19%.
Os dados do Instituto Nacional de Estatísticas divulgados esta semana indicam que as divisões de educação e de alimentação e bebidas não alcoólicas, foram as que tiveram maior subida de preços ao variarem com 13,85%, 7,05%, respectivamente.
Por outro lado, a subida menos acentuada é explicada, fundamentalmente, pelo comportamento favorável dos preços dos serviços de Educação e de Saúde, comparativamente a igual período do ano anterior.
Os dados mostram ainda que a subida do nível geral de preços foi registada em todos os centros de recolha, com maior destaque para a cidade de Quelimane (1,73%), seguida das cidades da Beira (1,00%).
Comparada ao mês anterior, a variação foi de 0,93%. Nesta comparação, “as divisões de alimentação, bebidas não alcoólicas, restaurantes, hotéis, cafés, e similares foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da variação mensal com cerca de 0,65 e 0,17 pontos percentuais (pp) positivos”.
Dos produtos que se tornaram mais caros para os consumidores, o destaque vai para a subida de preços do tomate em 17,5%, de refeições completas em restaurantes em 3,1%, do peixe seco em 7,4%, seguidos da couve do açúcar castanho, do óleo alimentar e da alface.
“No entanto, alguns produtos, com destaque para o carapau a galinha viva (2,1%), o limão o peixe fresco as calças para homens os serviços de cabeleireiro para senhoras e os medicamentos relacionados com a nutrição, contrariaram a tendência de subida de preços, ao contribuírem com cerca de 0,11 pp negativos no total da variação mensal”, escreve o INE.,
De acordo com a fonte, a avaliação dos riscos e incertezas associados às projecções da inflação é mais favorável. Destacam-se como possíveis factores de redução da inflação o esforço da consolidação fiscal, a menor severidade dos eventos climáticos extremos e o impacto menos gravoso dos conflitos geopolíticos sobre a cadeia logística e sobre os preços das mercadorias no mercado internacional.
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