CSMJ considera legítimas as reivindicações dos juízes

CSMJ considera legítimas as reivindicações dos juízes

As reivindicações dos juízes magistrados é legitima, segundo o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), que vê no diálogo um escape para se encontrar laços de entendimento com o Governo.

O órgão que representa a classe de juízes, esquiva-se” de comentar aspectos legais sobre o anúncio de greve de 30 dias, já agendada para 09 de Agosto próximo.

“O Conselho Superior de Magistratura Judicial deliberou nos seguintes termos: considerar legítimas as reivindicações dos juízes e recomendar que a Associação Moçambicana de Juízes opte pela via negocial ou por outras vias legalmente cabíveis, garantindo, sempre, a continuidade dos serviços, como forma de salvaguardar o direito fundamental do acesso à justiça”, diz o Conselho que tutela os juízes citado pelo O País.

Entre outros, os juízes moçambicanos exigem do Executivo a independência financeira, segurança para a classe, bem como a retoma dos seus ordenados e subsídios anteriores à introdução da Tabela Salarial Única. A avançarem para a greve, os juízes garantem que vão prestar, pelo menos, os serviços mínimos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.