Escândalo no Credit Suisse! Banco Suíço enfrenta processo de lavagem de dinheiro

O Credit Suisse poderá ser condenado ao pagamento de uma multa no valor de 42,4 milhões de francos suíços (mais de 40 milhões de euros) num processo de lavagem de dinheiro imposto por procuradores suíços. Julgamento começa a 7 de Fevereiro no Tribunal Penal Federal Suíço (FCC).

De acordo com o portal português, Executive Digest, citando a ‘Reuters’, o Gabinete do Procurador-Geral da Suíça (OAG) declarou que pretende uma compensação de cerca de 34,8 milhões de francos suíços, bem como uma compensação adicional de cerca de 7,6 milhões de francos do Credit Suisse AG.

Este pedido prende-se por uma investigação levada a cabo pelo OAG ao banco em Dezembro de 2020, que incidia sobre as atividades de uma rede criminosa búlgara que envolvia lutadores de alto nível acusados ​​de lavar os lucros do tráfico de cocaína.

O Credit Suisse rejeita as acusações feitas e “está convencido de que seu ex-funcionário é inocente”, disse o banco em declarações à Reuters’.

O funcionário, um ex-gerente do Credit Suisse também está indicado de ter processado transações no valor de vários milhões de francos suíços entre 2004 e 2008, apesar das indicações de que o dinheiro poderia ser de origem criminosa.

De acordo com o FCC, o Credit Suisse é acusado de não tomar todas as medidas necessárias para impedir que um funcionário lave dinheiro.

Partilhar este artigo