Covid-19: União Africana debate hoje estratégia para promover a vacinação

A União Africana (UA), com o seu Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, realiza hoje, segunda-feira, uma reunião em Adis Abeba, para discutir a “estratégia de resposta adaptada à covid-19”.

Trata-se de uma reunião que visa definir estratégias para aumentar a aceitação da vacina e possíveis parcerias para facilitar a adesão à mesma -, a necessidade de aumento de testes para monitorizar a situação da pandemia, e a preocupação face a novas variantes, assim como as suas implicações políticas.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC), na última semana o número de novos casos ultrapassou a barreira dos nove milhões. Porém, esta semana, tal como nas anteriores, as novas infecções dispararam principalmente em África, com um aumento de +57% de casos.

Até agora, a África está dependente do mecanismo internacional Covax e das doações para vacinar a sua população. O sistema Covax visa fornecer, este ano, vacinas a 20% da população em quase 200 países e territórios participantes.

Em 14 de Dezembro foi anunciado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que o continente africano poderá não atingir o objectivo de vacinar 70% da sua população de 1,3 mil milhões de habitantes contra a covid-19 até à segunda metade de 2024.

Entretanto, até o momento, apenas 20 dos 54 países africanos vacinaram completamente pelo menos 10% da sua população contra a covid-19, e 10 países vacinaram completamente menos de 2% da sua população.

Partilhar este artigo