Covid-19: Ministro da Saúde anuncia 17 casos da variante ómicron

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, anunciou, na segunda-feira, em Maputo, que Moçambique já conta com 17 casos de infecção pela variante ómicron.

O responsável falava à margem do lançamento da “caravana da vacina”.

Neste número de casos incluem-se os dois ‘primeiros’ – um com sintomas ligeiros e outro sem nenhum – que levantaram suspeitas de infecção pela variante ómicron, no mês de Novembro.

“Todos [os casos] foram confirmados”, o que levou Moçambique a constar da lista de países com casos confirmados da nova variante.

O Ministro considera que a disseminação da ómicron “exige o reforço das medidas de prevenção”, entre as quais a toma da vacina contra o novo coronavírus.

A “caravana da vacina” é uma iniciativa que visa acelerar o processo de imunização contra a covid-19 em Moçambique, e está passar pelos locais de maior aglomeração populacional, como mercados e praças.

Cerca de 4,6 milhões de moçambicanos já foram completamente vacinados contra a pandemia e pouco mais de 7,1 milhões de pessoas receberam a primeira dose do imunizante, segundo os últimos dados das autoridades de Saúde.

Moçambique tem um total acumulado de 1.945 óbitos e 153.787 casos positivos de covid-19, dos quais 149.964 recuperados da doença.

Partilhar este artigo