Os Estados Unidos alcançam um número histórico, ao registar nesta segunda-feira, 03 de janeiro, mais de um milhão de novos casos de Covid-19 num só dia. Leu bem. Um milhão de novos infectado pela Covid-19, num só dia, avança a Universidade Johhns Hopkins, citado pela agência Lusa.
Mau início do ano para os norte americanos no que ao combate da Covid-19 diz respeito. Aliás, o cenário lembra o que este país viveu nos primeiros meses do ano passado, onde o número de infectado e mortos pela Covid-19 era algo assustador.
Os números apresentados ontem pela Universidade citada no texto, indicam que 1,06 milhões de norte-americanos testaram positivo para o coronavírus SARS-Cov-2 na segunda-feira, numa altura em que o País enfrenta uma quinta vaga de covid-19, alimentada pela variante Ómicron.
Ademais, os dados até aqui tornados públicos pelas organizações internacionais, mostram também que os norte americanos lideram o mundo no número médio diário de novas mortes, sendo responsável por uma em cada cinco mortes registadas a cada dia.
Desde o início da pandemia, os Estados Unidos já contabilizaram 56.280.742 casos de infeção e 830.349 mortes relacionadas com a covid-19.
Anthony Fauci, conselheiro da Casa Branca para a crise de saúde, diz que o aumento do número de casos de covid-19 nos Estados Unidos segue uma curva “quase vertical”.
O elevado número de pessoas infectadas, em maioria dos estados americanos, está a provocar o regresso ao teletrabalho, por muitas empresas, algo que já tinha sido abandonado em 2021.
A capital económica dos EUA, que foi um dos epicentros da pandemia na primeira vaga em março de 2020, regista agora níveis recorde de contágios (85 mil no sábado) e um aumento evidente das hospitalizações 9.500
Perante esta situação, boa parte das empresas privadas ordenaram aos seus funcionários para passarem a trabalhar à distância, pelo menos durante esta primeira semana depois das festividades do final de ano.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.