O governo português, através da sua embaixada em Maputo anunciou esta terça-feira mais dois voos de apoio ao regresso no trajecto Lisboa – Maputo – Lisboa.
Operados pela Transportadora Aérea de Portugal (TAP), o primeiro voo vai partir de Lisboa para Maputo no dia 14 de Dezembro, terça-feira, e a segunda ligação sai de Maputo a 16 de Dezembro, quinta-feira, com destino a Lisboa.
“Os voos servem de apoio ao regresso nos dois sentidos, depois de os Estados-membros da União Europeia (UE) terem decidido suspender ligações aéreas com sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à propagação da variante Ómicron do vírus da covid-19”, refere a embaixada em comunicado.
De acordo com a nota da embaixada, podem embarcar no voo Maputo – Lisboa passageiros com nacionalidade portuguesa, titulares de autorização de residência em Portugal e cidadãos nacionais da UE, estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias.
Entretanto, a reserva deverá ser feita directamente junto da TAP, mas o Consulado Geral de Portugal em Maputo bem como o Consulado Geral na Beira disponibilizam-se para contactos por parte de quem tenha dificuldade em efectuar a sua reserva e tenha comprovada urgência na deslocação, por motivos graves de saúde ou partida definitiva do país.
Para o efeito, segundo o governo português, nos voos para Lisboa, todos os passageiros, vacinados ou não, terão de apresentar um resultado negativo de teste RT-PCR ou teste de amplificação de ácidos nucleicos (NAAT) semelhante, sendo que o teste deve ser realizado até 72 horas antes da partida.
Entretanto, a embaixada acrescenta que, “os passageiros dos voos com origem em Moçambique e os que, independentemente da origem, tiverem estado em Moçambique, África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué nos 14 dias anteriores à sua chegada a Portugal, devem cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias à chegada, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”.
Contudo, o governo português reitera que serão organizados voos adicionais desta natureza de acordo com as necessidades.