A Austrália anunciou esta segunda-feira a reabertura das suas fronteiras a partir de 21 de Fevereiro para portadores de visto vacinados contra a Covid-19. O anúncio acontece quase dois anos depois de ter fechado portas ao mundo.
Segundo o primeiro-ministro australiano, Scott Morisson, a reabertura das fronteiras, abrange apenas todos aqueles que se apresentem “vacinados duplamente”, turistas inclusive.
O primeiro-ministro explicou mais concretamente que, para uma pessoa ser considerada vacinada, terá de apresentar o ciclo completo de uma vacina, que na maioria dos casos será de duas doses, mas para algumas vacinas internacionais, como a da Johnson&Johnson, é apenas uma. No caso de os recém-chegados terem uma razão médica comprovada para não estarem vacinados, devem solicitar uma autorização especial de viagem e, se forem bem-sucedidos, serão obrigados a ficar em quarentena num hotel.
Entretanto, o anúncio feito esta segunda-feira foi recebido de braços abertos pelo sector do turismo, um dos mais afectados pelas medidas impostas e que conta com mais de 600 mil trabalhadores.
Por sua vez, o presidente-executivo da Qantas, uma empresa aérea australiana, Alan Joyce, disse que a reabertura das fronteiras mostra que a Austrália está “finalmente aberta para negócios”. “Esta é uma notícia fantástica para o nosso pessoal e para os nossos clientes”, referiu.
O governo fechou, em Março de 2020, a fronteira internacional a todos, excepto a cidadãos e residentes australianos, em resposta à pandemia da Covid-19.