O Fórum Universal dos Direitos Humanos denuncia abuso de poder por parte da Polícia, durante as manifestações em contestação dos resultados das sextas eleições autárquicas.
“Quando entramos no aspecto político, parece-nos que a Polícia, tal como se tem dito, actua a mando de um determinado partido político, mas isto não pode”, referiu Sousa Chale, diretor-executivo do Fórum Universal dos Direitos Humanos.
“A Polícia não deve actuar com o uso excessivo da força; tem de ter a componente educativa e deve começar a actuar de forma que seja um poder do Estado que busca o sossego e a segurança do cidadão”, acrescentou.
O Fórum Universal dos Direitos Humanos entende que, com a violência que se registou durante as manifestações, Moçambique piora a sua posição na lista dos países cuja situação dos direitos humanos é preocupante.
“Dizer que estamos a dar passos significativos, não. Pelo contrário, estamos a regredir, e não é só o caso de Moçambique; o mundo está em ebulição, e isso acaba por se refletir em Moçambique”.
Sousa Chale, falavam esta quinta-feira, no âmbito de um evento de celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Deixe uma resposta