Autárquicas 2023: Contagem de votos terminou entre o dia da votação e madrugada de quinta-feira, diz CDD

Autárquicas 2023: Contagem de votos terminou entre o dia da votação e madrugada de quinta-feira, diz CDD

O Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) diz que a contagem dos votos terminou entre o dia da votação (11) e madrugada de quinta-feira (12), e que os órgãos eleitorais estão a estender o prazo de contagem para favorecer o partido no poder, a Frelimo.

“Até às 13h00 de hoje [quinta-feira], os órgãos eleitorais continuavam em silêncio nas 65 autarquias, num contexto em que a contagem de votos terminou na noite de quarta-feira e na madrugada desta quinta-feira”, lê-se num documento do CDD, que indica as instituições aliadas da Frelimo que trabalharam nas eleições à favor do partido.

http://896.424.mywebsitetransfer.com/eleicoes-autarquicas-ong-aponta-instituicoes-do-estado-escravas-da-frelimo/

A nota esclarece que nas eleições autárquicas, pela sua natureza mais restritiva, existe uma maior facilidade de contagem de votos. “Ao contrário das eleições gerais em que necessário somar os resultados de todos os círculos eleitorais”.

No final da tarde de quinta-feira, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) disse, em conferência de imprensa, que a contagem dos votos ainda estava em curso e que os resultados intermediários seriam divulgados até sábado, 14 de Outubro.

“A demora na divulgação dos resultados eleitorais está a alimentar suspeitas de que os órgãos eleitorais estão a viciar a vontade dos munícipes expressa nas urnas”, diz a organização, notando que o principal motivo seria os dados não oficializados indicavam o partido Renamo como o vencedor das autarquias de Maputo e Matola.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.