De Janeiro a Maio, duzentas e noventa pessoas com perturbações mentais relacionadas ao consumo de drogas foram assistidas nas principais unidades sanitárias da província de Maputo e reintegradas ao convívio familiar.
A secretária de Estado na província de Maputo, Judite Mussácula, disse que a desintoxicação dos dependentes resulta de palestras realizadas nas comunidades, conduzidas pelos líderes religiosos, professores, pais e encarregados de educação, sobre os malefícios do consumo de narcóticos.
Mussácula falava ontem na cidade de Matola, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Luta Contra o Tráfico e Consumo Ilícito de Drogas, assinalado a 25 de Junho.
Citada pela Notícias, a secretária de Estado afirmou que as palestras das equipas multissectoriais alcançaram 35 mil pessoas e as actividades policiais levaram à detenção de 217 indivíduos por consumo e venda de narcóticos.
De acordo com a fonte, ainda neste período houve a apreensão de 2,5 quilogramas de cocaína, sete saquetas e 22 lâminas de heroína, 24 pedras de roque; sete plantas, 667 saquetas, 409 embrulhos e dois sacos de soruma.
Por seu torno, o governador da província, Manuel Tule, disse no âmbito de combate a este mal, que foram construídas 335 núcleos anti-droga e realizadas 1115 palestras nas escolas, em parceria com a Polícia da República de Moçambique (PRM), que resultaram na apreensão de quantidades significativas de drogas.
(Imagem:DR)
Deixe uma resposta