O consumo de cerveja nacional em Moçambique dá sinais de retoma este ano, depois de ter afundado em 2020 com o início da pandemia, segundo a última Síntese de Conjuntura Económica publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A quantidade de cerveja nacional vendida aumentou cerca de 71% e a importada reduziu cerca de 13% no segundo trimestre de 2021, face ao período homólogo de 2020”, lê-se no documento.
Um gráfico mostra uma queda desde que foi declarada a pandemia de covid-19 e uma retoma desde finais de 2020, mas em termos ainda modestos.
A cerveja é um dos produtos incluídos nos indicadores de consumo, ao lado dos combustíveis: no segundo trimestre deste ano, a importação de gasolina e gasóleo aumentou em cerca de 105% (mais do dobro) e 40% respectivamente, face ao trimestre homólogo de 2020.
O volume de negócios dá sinais díspares no setor de restauração, um dos mais afectados pela pandemia.
“No segundo trimestre de 2021 houve um decréscimo em cerca de 15% em Abril”, mas “um crescimento de 19% no mês de Maio”, em termos homólogos, em ambos os casos.
Já o volume de negócios do comércio “decresceu em cerca de 17%, face a igual período de 2020”, sendo considerados apenas Abril e Maio.
Os dados detalhados agora divulgados surgem depois de o INE já ter anunciado que a economia moçambicana – o Produto Interno Bruto (PIB) – cresceu 1,97% entre Abril e Junho quando comparada com o período homólogo de 2020.
O crescimento do PIB acumulado do primeiro semestre de 2021 é de 1,05%.
Agência Lusa