A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o consórcio Mais Integridade, liderado pelo CIP, assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento para partilha de informação sobre o processo eleitoral 2023-2024.
Os instrumentos que vão guiar essa parceria foram assinados pelo presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe, e pelo coordenador do consórcio, Edson Cortez.
Na ocasião Matsinhe explicou que a parceria “irá ajudar a promover a integridade no processo eleitoral moçambicano”, com destaque para as autárquicas deste ano e as gerais de 2024.
O presidente da CNE disse ainda que com memorando “a Mais Integridade passa a ter o direito de acesso à informação que seja do seu interesse, mas também passa a ter o dever de apoiar os órgãos eleitorais na credibilização do processo eleitoral”, destacou.
Na ocasião, o representante do consórcio agradeceu a abertura da direcção da CNE em aceitar a parceria e prometeu total colaboração “em prol da transparência e integridade no processo”. Edson Cortez referiu que é “objectivo do consórcio garantir que as eleições sejam um momento de festa e que não se registem episódios de conflitos e tensões”, terminou. (Boletim CIP)
Deixe uma resposta