O futuro do pais será hoje, (23.12) decidido pelo Conselho Constitucional após a leitura final do acórdão pela presidente deste órgão, Lúcia Ribeiro, sobre os resultados das sétimas eleições gerais.
Depois de um período de dois meses caraterizados por intensas manifestações à escala nacional, convocadas pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, em protesto ao resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições, o Conselho Constitucional (CC) terá hoje a dura missão de decidir o futuro do país.
Alias, segundo as palavras do próprio Venâncio Mondlane a decisão do Conselho Constitucional sobre as eleições gerais vai determinar a paz ou o caos no país.
Lúcia Ribeiro vai hoje decidir a partir das 15h no Centro de Conferência Joaquim Chissano, em Maputo, quem vai governar o país nos próximos cinco anos.
Nunca na história do país, os moçambicanos estiveram tão expectante e ao mesmo tempo apreensivos quanto à divulgação dos resultados eleitorais, como se tem visto actualmente.
Dependendo do que irá se anunciar, incógnita e o medo têm estado a tomar conta de cidadãos moçambicanos e estrangeiros.
Há relatos de que vários cidadãos terem já abandonado o país, por temer uma eventual onde de protestos e violência após a divulgação dos resultados finais.
Venâncio Mondlane, líder das manifestações já pediu ao povo para que fique em casa a assistir atentamente a leitura do acórdão que vai ditar o rumo que o país poderá tomar nos próximos dias.
Deixe uma resposta