Conheça Omeife, o primeiro robô humanoide africano

Conheça Omeife, o primeiro robô humanoide africano

As coisas dos filmes há muito que começam a chegar à realidade, e África já começa experienciar cenários futurísticos. No caso, foi trazido ao nosso mundo o primeiro robô humanoide africano.

Trata-se de Omeife, apresentado oficialmente no maior evento de tecnologia do mundo, o Gitex, que decorreu no início de Outubro, no Dubai World Trade.

O robô humanoide foi criado pela Uniccon Group of Companies, uma das start-ups de tecnologia de crescimento mais rápido da Nigéria, que oferece soluções tecnológicas ecléticas e inovadoras para empresas e agências governamentais em toda a África.

Omeife, de dois metros de altura, representa uma imagem feminina, com a capacidade de falar oito idiomas diferentes, alem de compreender a cultura, padrões e comportamentos africanos como se de um nativo se tratasse.

“Actualmente, Omeife fala inglês, francês, árabe, kiswahili, pidgin, wazobia, africâner e, claro, igbo”, disse o fundador da empresa, Chuks Ekwueme.

Os criadores a conceberam para apoiar empresas servindo na interação o com cidadãos africanos.

O CEO de empresa disse que Omeife pode, igualmente, interagir com gestos específicos como postura de mão, sorriso e outros gestos corporais que combinam com o tom da conversa.

O que realmente ressalta a africanidade construída em Omeife é a sua capacidade de falar cada idioma com sotaque, tom e vocabulário nativos, com pronúncias detalhadas de palavras, frases e até dizeres locais. Os valores de polidez africana também estão enraizados nas suas funções de interação social.

Omeife presta atenção a uma pessoa específica para manter a conversa viva e escolhe as suas palavras com cuidado, ou seja “peneira” palavras, frases e expressões que não são educadas nas culturas africanas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.