Conheça as novas televisões da Sony com inteligência cognitiva

É por meio do aplicativo Cognitive Processor XR, que as TVs da Sony BRAVIA analisam o conteúdo e recriam-no da mesma forma que os humanos veem e ouvem no mundo real.

Tratam-se de novas televisões que compreendem onde os humanos tendem a focar-se numa imagem, como a personagem principal de um filme. Além disso, estas sabem que o som deve vir por cima de si quando se trata de um avião e recriam esse som na sala.

O objectivo é então que o conteúdo seja recriado de uma forma tão real que “quase pode ser sentido”.

Segundo a empresa tecnológica, nos novos modelos Z9K e X95K será possível ver um maior controlo da sua última geração de retroiluminação no Mini LED, prometendo mais brilho, há melhorias em termos de HDR e iluminação, proporcionando pretos mais profundos, ao mesmo tempo que as cores vão ser mais naturais, sem os típicos efeitos de blooiming.

Não obstante, para os fãs de streaming, a Sony adaptou o modo de calibração da Netflix, regulando as TVs mediante o ambiente envolvente, seja uma sala escura ou com condições com maior iluminação, de forma a optimizar a imagem para os respetivos conteúdos.

“Os modelos Z9K e A95K têm uma câmara Bravia incluída com o televisor, sendo opcional para outros modelos, ligados através de USB. Através da câmara é possível otimizar o ambiente, mediante a posição do utilizador na sala, desde a imagem ao som”, refere a empresa.

De acordo com a Sony, o utilizador também poderá utilizar controlos por gestos directamente no televisor. Detecta ainda a proximidade, quando as crianças se sentam muito perto do ecrã. Além disso, quando deteta que não está ninguém em frente ao televisor este entra em modo de poupança de energia automaticamente. A câmara tem sistemas de privacidade e funcionalidades de conversação em vídeo.

Entretanto, as novidades não páram por aqui, a fabricante vai ainda lançar um novo controlo remoto, mais pequeno e minimalista, com menos funções. Dará ainda destaque aos botões das plataformas de streaming. Tem retroiluminação para poder ver as suas funções. No caso de perder o comando no sofá ou outro local, a funcionalidade “find my remote” pode ser pedida ao Google Assistant. O comando irá emitir um som até o encontrar.

Partilhar este artigo