A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, que vai investigar a Tesla sobre uma funcionalidade de jogos disponíveis em seus carros para os condutores servirem-se dela, num ecrã táctil que justifique, enquanto conduzem.
A funcionalidade dos jogos de vídeo foi incluída numa actualização do software da Tesla. A agência emitiu a sua declaração após o The New York Times ter relatado que os peritos em automóveis estavam preocupados que os jogos pudessem constituir um risco de segurança ao distrair os condutores.
A função denominada “Passenger Play” está disponível nos modelos 3, S, X e Y produzidos desde 2017.
A Tesla tem oferecido jogos de vídeo nos seus ecrãs tácteis, que dominam os painéis de instrumentos dos seus carros e são utilizados para controlar muitos aspectos dos veículos, durante vários anos. Mas o conjunto original de jogos só podia ser jogado enquanto o carro estivesse estacionado. Uma actualização recente acrescentou o jogo de cartas “solitaire” e dois outros jogos que podem ser jogados por um condutor ou por um passageiro à vista do condutor, levantando questões sobre segurança e o potencial de distrair os condutores da estrada.
“Estamos conscientes das preocupações dos condutores e estamos a discutir a funcionalidade com o fabricante”, disse a Administração Nacional de Segurança Rodoviária.
Alguns especialistas em segurança criticaram o sistema de piloto automático Tesla, que pode conduzir, retardar e acelerar um carro por si só e tem poucas salvaguardas para garantir que os condutores mantenham as mãos no volante e os olhos na estrada. Pelo menos 12 mortes no trânsito ocorreram desde 2016 envolvendo veículos Tesla que operam no modo piloto automático, onde a condução sem mãos e a falta de atenção dos condutores foram citadas como causas prováveis, de acordo com dados da agência de segurança.
“As colisões por distracção são uma preocupação, particularmente em veículos equipados com uma série de tecnologias de conveniência, tais como ecrãs de entretenimento”, considerou.
A Tesla parecia estar ciente de que os novos jogos podem ser jogados enquanto o carro está em movimento. Um aviso aparece no ecrã antes do início do jogo que diz: “Solitaire é para todos, mas jogar enquanto o carro está em movimento é apenas para passageiros”. O sistema pede a confirmação de que a pessoa que procura jogar o jogo é um passageiro, mas nada impede os condutores de clicarem no botão e iniciarem um jogo.