Condenado jornalista do Wall Street Journal a 16 anos de prisão por espionagem

Condenado jornalista do Wall Street Journal a 16 anos de prisão por espionagem

Um tribunal russo condenou esta sexta-feira o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, do Wall Street Journal, a uma pena de prisão de 16 anos por espionagem.

Refere a Euronews, que avança a informação, que a pena será cumprida numa colónia penal.

O jornalista de 32 anos foi acusado de recolher informações para os Estados Unidos da América durante uma reportagem na cidade de Yekaterinburgo, nos Montes Urais, em Março de 2023. Tem estado detido desde então.

Foi o primeiro jornalista americano detido sob acusação de espionagem desde Nicholas Daniloff, em 1986, no auge da Guerra Fria, nota o portal.

Durante as alegacões finais que decorriam a portas-fechadas, na quinta-feira, Evan Gershkovich não assumiu qualquer culpa.

Contrariamente ao que aconteceu na abertura do processo, a 26 de junho, em Yekaterinburgo, e às audiências anteriores em Moscovo, em que os jornalistas foram autorizados a ver Gershkovich por instantes antes do início das sessões, não houve acesso à sala de audiências na quinta-feira, mas os meios de comunicação social foram autorizados a entrar no tribunal esta sexta-feira para o veredito.

Os tribunais russos condenam mais de 99% dos arguidos e os procuradores podem recorrer de sentenças que considerem demasiado brandas. Até podem recorrer de absolvições.

“A detenção injusta de Evan tem sido um escândalo desde a sua prisão injusta há 477 dias e tem de acabar agora”, afirmou o Wall Street Journal numa declaração divulgada na quinta-feira. “Mesmo enquanto a Rússia orquestra o seu julgamento vergonhoso, continuamos a fazer tudo o que podemos para pressionar pela libertação imediata de Evan e para afirmar inequivocamente: Evan estava a fazer o seu trabalho como jornalista, e o jornalismo não é um crime. Tragam-no já para casa”. (Fonte: Euro News. Imagem: DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.