Alinhar a agenda com o povo moçambicano era tudo que se esperava da Frelimo, que realiza entre hoje e amanhã a III Sessão Ordinária do Comité Central.
De tudo o que se poderá abordar em dois dias, a maior expectativa é se se vai debater a sucessão de Filipe Nyusi na liderança do partido.
Aliás, entre os próprios membros do partido paira um sentimento de negligência proposital sobre as manobras internas para se atrasar a discussão.
Na quinta-feira, na cidade da Matola, o veterano da Luta de Libertação, Óscar Monteiro, criticou a ausência do tema para debate nos órgãos sociais do partido que estiveram reunidos ao longo desta semana na Matola, com enfoque para a sessão do Comité Nacional da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN).
O Presidente do partido, Filipe Nyusi, “não fez ouvidos de mercador” ao apelo de Monteiro para se debater o assunto, e disse haver espaço na agenda para a inclusão de outros assuntos, mas sem anuir o assunto grafado perante membros seniores do partido.
Várias vezes questionada sobre o debate da sucessão de Nyusi, a Frelimo disse que tal assunto só poderia ser abordado no Comité Central e parece que será desta. Até ver!
Deixe uma resposta