O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) anunciou a criação de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades pelos erros cometidos no livro de Ciências Sociais da 6ª classe, que deveriam chegar às escolas a partir de hoje.
A informação foi partilhada ontem, em Maputo, pela porta-voz do MINEDH, Gina Guibunda, em conferência de imprensa convocada para anunciar o trabalho que o sector está a fazer para sanar o problema neste livro.
“Há responsabilidades que devem ser apuradas”, disse Guibunda, que aproveitou a ocasião para pedir desculpas aos pais e encarregados de educação, alunos e à sociedade, em geral, pelos erros que o livro apresenta.
Ela garantiu que trabalho idêntico será feito noutros livros e caso sejam detectadas falhas estas serão igualmente alvos de correcção. Mas neste momento, segundo ela, a prioridade é o livro de Ciências Sociais da 6ª classe, que chegou há pouco tempo.
“Normalmente, quando nós (professores, gestores escolares e técnicos pedagógicos do ministério) recebemos os manuais fazemos uma verificação dos conteúdos. Foi assim que nos apercebemos dos erros”, disse.
A primeira informação pública sobre os erros neste livro foram divulgados através das redes sociais.
Gina Guibunda anunciou também que a Comissão de Avaliação do Livro do MINEDH será revista, de modo a dotá-la de maior capacidade de análise em todos os domínios a fim de se evitar que erros do género se repitam.
Deixe uma resposta