A Comissão Política Nacional da Renamo, discute hoje, quinta-feira, em Maputo, assuntos da actualidade nacional, com destaque para as VII Eleições Gerais e as IV Eleições Provinciais, que ambas se realizam a 9 de Outubro próximo.
De acordo com a nota divulgada pela Renamo e citada pela Carta de Moçambique, a 30.ª sessão ordinária da Comissão Política Nacional do principal órgão político do maior partido da oposição tem lugar numa altura em que Ossufo Momade enfrenta mais uma onda de contestação, em resultado do anúncio ilegal da sua recandidatura à presidência da República, feito pelo porta-voz José Manteigas, em princípios deste ano, sem o crivo do Conselho Nacional, o órgão competente para eleger os candidatos presidenciais.
O principal órgão político da Renamo reúne-se, igualmente, num momento em que o seu líder, Ossufo Momade, encontra-se fora de mandato há exactamente oito dias.
Segundo a mesma publicação, é expectativa de todos que a reunião convoque o Conselho Nacional que, por sua vez, deverá convocar o Congresso, o único órgão com competência para eleger o novo Presidente.
Recorde-se que Venâncio Mondlane, Juliano Picardo e Elias Dhlakama, este, por sinal, irmão do antigo líder Afonso Dhlakama, revelaram publicamente as suas candidaturas à presidência da Renamo.
Deixe uma resposta