A Empresa portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique anunciou o reiniciou das operações de transporte ferroviário na linha de Cena, no ramal Dona-Ana-Vila-Nova-da-Fronteira, que parte da Beira para Malawi 37 anos depois.
O material, , partiu do Porto da Beira na passada sexta-feira e pertence à Empresa Chinesa CR20, responsável pela reconstrução da linha do país vizinho.
A execução do projecto, que é seguramente de extrema importância tendo em conta os desafios da cadeia logística da região Austral de África, segue-se a uma orientação dada durante o encontro entre os presidentes de Moçambique e do Malawi.
“Este projecto tem como objectivo ligar o Porto da Beira e o vizinho Malawi; é sabido que mais de 80% de carga de e para o Malawi era usada pela linha de Cena e por esse ramal Dona-Ana Vila-Nova-da-Fronteira”, referiu Boaventura Mahave, director ferroviário nos CFM e responsável pela reconstrução da linha Dona Ana-Vila-Nova-da-Fronteira.
Ao todo são 44 km de linha férrea até ao território malawiano. Os CFM irão investir 30 milhões de dólares para a reconstrução da linha.
Com a ferrovia, cada vagão poderá carregar 82 toneladas, contra anteriores 66 e a velocidade de circulação passa dos anteriores 30 km/h para 60km/h. A carga a ser transportada por ano será de 30 milhões de toneladas.
Prevê-se que numa primeira fase, a operacionalização da linha de transporte ferroviário vai permitir a circulação de comboios de carga do Porto da Beira para Malawi e, posteriormente, a circulação de comboios de passageiros.
Deixe uma resposta