Um comboio de carga da empresa sul-africana Transnet colidiu com um outro comboio da estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), no princípio da noite desta terça-feira (17h15), numa linha que liga os dois países.
De acordo com a publicação News24, o comboio da Transet transportava minérios para Moçambique. Os dois comboios eram operados por tripulações dos CFM. O acidente não resultou em feridos.
“Um comboio da Transnet Freight Rail [TFR] operado pela tripulação da CFM, de acordo com o acordo de exploração de comboios que operam para além das fronteiras sul-africanas, colidiu com um comboio da CFM que estava a desviar-se na linha principal entre Ressano Garcia em Moçambique e Komatipoort na África do Sul”, avança a empresa, citada pela publicação online, Freightnews.
A TFR disse que não houve movimento na linha entre Komatipoort, em Mpumalanga (África do Sul), e Ressano Garcia, em Moçambique.
O comunicado da TFR diz estarem em curso investigações para apurar as causas da colisão.
“O comboio TFR, que tinha sido carregado com magnetite, partiu de Komatipoort em Mpumalanga e tinha como destino Ressano Garcia. Estão em curso investigações para determinar a causa do acidente”, lê-se.
Este acidente ocorre uma semana depois de um comboio Transnet que transportava carvão de exportação para Richards Bay descarrilar, afectando uma linha chave.
Cerca de 87 vagões descarrilaram nesse acidente, o que também danificou uma grande parte da via e levou a Transnet a declarar a sua sexta força maior em apenas 18 meses.
Deixe uma resposta