Combate ao crime organizado: PGR defende presença do Ministério Público na condução dos processos-crime

Combate ao crime organizado: PGR defende presença do Ministério Público na condução dos processos-crime

A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, afirma que a prevenção e combate ao crime organizado e transnacional, nomeadamente, o terrorismo, raptos, tráfico de drogas, corrupção, branqueamento de capitais, passa pela condução dos processos-crime pelo Ministério Público.

Segundo Buchili, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na qualidade de órgão auxiliar da Procuradoria Geral da República (PGR), caberá a elaboração de autos, recolha de evidências e realização de diligências.

“Só assim poderemos ultrapassar os problemas que ainda persistem relacionadas com a violação do local do crime,  contaminação de evidências que servem de prova, detenções ilegais, prazos de prevenção preventiva expirados e até arquivamento de processos mesmo com evidências”, disse a magistrada, que falava ontem, terça-feira (09), na abertura da 10.ª reunião nacional PGR/SERNIC.

Falando neste encontro que junta em Maputo, procuradores chefes provinciais, directores nacionais, investigadores, entre outros quadros, Procuradora Geral da República afirmou que os desafios impostos pelo crime organizado e transnacional estão ligados as acções levadas a cabo pelo Ministério Público junto de outros países face as investigações e definição de estratégias actuais.

Ainda assim, para Buchili, citada pela AIM, os avanços na cooperação formal (com outros países) são insuficientes para resolver os problemas da investigação criminal. Por isso, o MP quer desenhar estratégias mais céleres de cooperação que passam pela criação  de um grupo de contactos de redes informais, assim como maior articulação com a polícia internacional (Interpol).

Por seu turno, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Andres Del Castillo, fez saber que a sua organização está disponível a prestar o apoio contínuo às iniciativas que visam a consolidação da legalidade.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.