A Coca-Cola Sabco (Moçambique) SA (CCSM) subsidiária da Coca-Cola Beverages Africa (CCBA) apresentou, pela segunda vez consecutiva, um programa que se foca no desenvolvimento da Mulher Moçambicana, apelidado de VEM – Valorização e Empoderamento da Mulher.
O lançamento aconteceu na Fábrica da Coca-Cola Sabco na Matola-Gare, em Matola, e contou com a presença de Júlio José Parruque, Governador da Província de Maputo, Calisto Cossa, Presidente do Conselho Municipal da Matola, com vários membros da Coca-Cola e da sociedade civil como Malor José Chauque, representante das formandas do ano de 2022.
Em 2022, a CCSM desenvolveu um projecto de cariz social em que impactou 50 mulheres, que trabalham com a colecta de garrafas plásticas (PET) e a quem a Coca-Cola Sabco deu formação através de uma ferramenta apelidada de comboio-formador.
Na prática, o programa atingiu um total de 3.034 mulheres e pelo sucesso e impacto que foi, a instituição decidiu dar-lhe uma nova vertente, desta vez em formato de programa, o VEM – Valorização e Empoderamento da Mulher.
Nesta nova versão, pretende-se chegar a 104 mulheres, utilizando a mesma dinâmica de formação e atingindo 3.160 mulheres no total.
O programa terá a duração de 12 semanas e tem como objectivo desenvolver competências e expandir os horizontes de emprego num programa de inclusão económica de criação de emprego. Existirá, inclusive, a participação de 4 formandas do ano passado que este ano passaram a formadoras.
O programa proporciona treinamento em questões de saúde e segurança, identificação e segregação dos tipos de plásticos, competências técnicas, e planeamento como gestão de rendimentos, organização, controlo e liderança de modo que elas possam expandir a actividade.
As formandas também serão capacitadas sobre o impacto da recolha e reciclagem do plástico, tanto localmente como globalmente, com o objectivo de criar um sentimento de orgulho pelo trabalho dos colectores.
O Director Geral da CCSM, Duncan Wyness, afirmou: “Este programa está alinhado com os nossos objectivos de crescimento de criar um sistema Coca[1]Cola forte e bem-sucedido em África através da criação de empregos, desenvolvimento de competências, e desenvolvimento social através da reciclagem de resíduos. Temos orgulho em ser um líder industrial no desenvolvimento de formas cada vez mais sustentáveis de fabricar, distribuir e vender os nossos produtos”.
“Utilizamos a nossa liderança no sector para fazer parte da solução e alcançar uma mudança positiva no mundo e construir um futuro sustentável para o nosso planeta. Estamos a trabalhar em soluções para criar uma economia circular que beneficie a sociedade e funcione para o nosso negócio, estabelecendo metas ambiciosas para o nosso negócio, de assumir a responsabilidade pelas nossas embalagens ao longo do seu ciclo de vida e reduzir a poluição dos oceanos” partilhou Wyness.
Como parte da iniciativa Mundo Sem Resíduos do sistema Coca-Cola, a CCBA comprometeu-se a ajudar a colectar e reciclar o equivalente à 100% das garrafas ou latas vendidas até 2030, tornar todas as suas embalagens 100% recicláveis até 2025, ter 50% de conteúdo reciclado nas suas embalagens até 2030 e tornar 25% das suas embalagens reutilizáveis até 2030.
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