A Coca-Cola SABCO Moçambique e o Standard Bank Moçambique rubricaram nesta quarta-feira, 9 de Novembro, um memorando de entendimento que visa a colaboração das duas instituições para promover o empreendedorismo, com especial enfoque nas mulheres e jovens.
Trata-se de um acordo que visa criar oportunidades de crescimento inclusivo para as comunidades.
Estas oportunidades serão materializadas através dos vários programas de promoção do empreendedorismo, com destaque para o iCreate, desenvolvidos pela Incubadora de Negócios do Standard Bank.
Com o programa iCreate, as duas entidades almejam alcançar o rácio de comparticipação de mulheres nas empresas, estabelecendo uma equidade de género. Num programa de aceleração de 12 semanas, as beneficiárias do projecto serão expostas a uma formação prática que contemplará sessões de mentoria, aconselhamento, workshops, e demonstrações sobre negócio.
Para além de colaborarem no iCreate, programa que conta também com o contributo da Cooperação Alemã e seus parceiros da E4D, o banco e a empresa de refrigerantes comprometem-se a criar outras iniciativas com vista ao empoderamento da mulher.
“Comprometemo-nos em executar as actividades deste programa com zelo e em criar outras oportunidades para inspirar jovens mulheres a projectar e liderar seus negócios, dotando-as de conhecimentos e facilitando-as o acesso a novos mercados, através do contacto com diversos palestrantes e parceiros do programa,” disse João Guirengane, Director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank.
Por seu turno, a Coca-Cola SABCO Moçambique compromete-se a encorajar o empoderamento através de partilha de conhecimento, experiência, desenvolvimento da cadeia de fornecimento local e oportunidades de mercado.
De acordo com Duncan Wyness, director geral da Coca-Cola Sabco Moçambique, a sua empresa irá alocar os seus profissionais como oradores do programa e assim partilhar a experiência de boas práticas empresariais. “Através dos Masterclass vamos partilhar a nossa visão sobre o mundo de negócios e sobretudo proporcionar aos formandos ferramentas para que terminado o programa, saibam captar oportunidades”, disse o Duncan Wyness.
Duncan frisou que a Coca-Cola Moçambique, está empenhada na inclusão económica, como parte da sua responsabilidade social desde 2012, tendo dito que “em 2019 implementamos o projecto de recolha e reciclagem de garrafas PET onde para além de garantir a limpeza do ambiente, impactamos 6.583 mulheres e jovens colectores de garrafas plásticas através da empregabilidade e formação”.
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