Coca-Cola e Standard Bank aliam-se na promoção de empreendedorismo

Coca-Cola e Standard Bank aliam-se na promoção de empreendedorismo

A Coca-Cola SABCO Moçambique e o Standard Bank Moçambique rubricaram nesta quarta-feira, 9 de Novembro, um memorando de entendimento que visa a colaboração das duas instituições para promover o empreendedorismo, com especial enfoque nas mulheres e jovens.

Trata-se de um acordo que visa criar oportunidades de crescimento inclusivo para as comunidades.

Estas oportunidades serão materializadas através dos vários programas de promoção do empreendedorismo, com destaque para o iCreate, desenvolvidos pela Incubadora de Negócios do Standard Bank.

Com o programa iCreate, as duas entidades almejam alcançar o rácio de comparticipação de mulheres nas empresas, estabelecendo uma equidade de género. Num programa de aceleração de 12 semanas, as beneficiárias do projecto serão expostas a uma formação prática que contemplará sessões de mentoria, aconselhamento, workshops, e demonstrações sobre negócio.

Para além de colaborarem no iCreate, programa que conta também com o contributo da Cooperação Alemã e seus parceiros da E4D, o banco e a empresa de refrigerantes comprometem-se a criar outras iniciativas com vista ao empoderamento da mulher.

“Comprometemo-nos em executar as actividades deste programa com zelo e em criar outras oportunidades para inspirar jovens mulheres a projectar e liderar seus negócios, dotando-as de conhecimentos e facilitando-as o acesso a novos mercados, através do contacto com diversos palestrantes e parceiros do programa,” disse João Guirengane, Director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank.

Por seu turno, a Coca-Cola SABCO Moçambique compromete-se a encorajar o empoderamento através de partilha de conhecimento, experiência, desenvolvimento da cadeia de fornecimento local e oportunidades de mercado.

De acordo com Duncan Wyness, director geral da Coca-Cola Sabco Moçambique, a sua empresa irá alocar os seus profissionais como oradores do programa e assim partilhar a experiência de boas práticas empresariais. “Através dos Masterclass vamos partilhar a nossa visão sobre o mundo de negócios e sobretudo proporcionar aos formandos ferramentas para que terminado o programa, saibam captar oportunidades”, disse o Duncan Wyness.

Duncan frisou que a Coca-Cola Moçambique, está empenhada na inclusão económica, como parte da sua responsabilidade social desde 2012, tendo dito que “em 2019 implementamos o projecto de recolha e reciclagem de garrafas PET onde para além de garantir a limpeza do ambiente, impactamos 6.583 mulheres e jovens colectores de garrafas plásticas através da empregabilidade e formação”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.