CNE deve 3.4 mil milhões de meticais aos prestadores de serviços

CNE deve 3.4 mil milhões de meticais aos prestadores de serviços

Ao todo a  Comissão Nacional de Eleições (CNE) tem uma divida de 3.4 mil milhões de meticais aos prestadores de serviços de Eleições.

A CNE não paga aos fornecedores desde o ano passado. Por isso, a dívida foi-se acumulando até chegar aos 3.4 mil milhões de meticais, o equivalente a 54 milhões de dólares americanos. Deste montante, 505 milhões são referentes às dívidas das eleições autárquicas do ano passado.

O montante é referente, não só às dívidas com as empresas que prestam serviços eleitorais à CNE, como também aos subsídios e ajudas de custos dos membros dos órgãos eleitorais a nível provincial e distrital. Incluem-se ainda as dívidas aos brigadistas envolvidos no recenseamento eleitoral.

O CIP Eleições revela que são seis as empresas contratadas para o fornecimento de equipamentos eleitorais mas que não foram pagos pelos servicos prestados.

Em Fevereiro passado, a CNE veio publicamente anunciar que dos 19.9 mil milhões de meticais (cerca de 375 milhões de dólares) do orçamento global para as eleições autárquicas passadas e gerais do próximo 9 de Outubro, o Governo tinha, apenas, disponibilizado 6.5 mil milhões de meticais (cerca de 30% apenas), o correspondente 112 milhões de dólares. (CIP Eleicoes)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.