CMCM quer construir centro de separação de lixo na lixeira de Hulene

CMCM quer construir centro de separação de lixo na lixeira de Hulene

A edilidade da cidade de Maputo (CMCM) planeia construir um centro de separação de lixo na lixeira de Hulene, para reaproveitar material que poderia ser descartado.

Para já, o município diz estar em curso um trabalho para ganho de espaço na parte frontal da lixeira, de modo que seja instalada uma plataforma.

“Já foi feito o projecto de construir uma plataforma com uma sombra. Vamos chamar aquilo de ‘Centro de Transitório’ e, mesmo com a abertura do aterro sanitário em KaTembe, vai continuar a funcionar, para evitar que aquilo que é aproveitável tenha de atravessar a ponte ou a portagem e depois voltar à cidade para ser reutilizado ou reciclado. Portanto, existe essa intenção que, a princípio, vai ser activa ainda este ano”, disse Silva Magaia, Vereador de Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização no CMCM, citado pelo O País.

Ele avançou a inoformação no sábado, durante as cerimónias do Dia Mundial da Limpeza, comemorado em mais de 150 países, sob o lema ‘Um dia sem plástico’.

Em dois dias, sexta-feira e sábado, de activismo ambiental, Moçambique parou para, dizer ‘não ao lixo plástico no mar’.

Em Moçambique, as cerimónias centrais decorreram na Cidade de Maputo, onde mais de 13 grupos estiveram a recolher todo o tipo de resíduo sólido, numa extensão de cerca de 10 quilómetros, na zona do bairro dos pescadores.

Estima-se que mais de dois milhões de voluntários participaram no evento em todo o país. No ano passado, Moçambique ficou em terceiro lugar no ranking de participantes do Dia Mundial da Limpeza.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.