Cientistas australianos estão a investigar o uso de um spray nasal para protecção contra a covid-19. Trata-se de um spray que tem como substância activa a heparina, usada como anti-coagulante sanguíneo, visto ser um fármaco barato e já no mercado.
Segundo noticia a BBC, há razões para suspeitar que a heparina, quando pulverizada no nariz de uma pessoa infectada pelo coronavírus, neutraliza a proteína “spike” do coronavírus e faz com que o doente deixe de ser contagioso.
Neste sentido, os cientistas acreditam que o spray pode ajudar na prevenção enquanto tratamento inicial, de modo a travar o avanço da pandemia.
Michelle McIntosh, uma das investigadoras envolvidas no ensaio clínico, explicou que este medicamento “não requer refrigeração e pode ser armazenado em frascos de plástico, para que possa ser distribuído de forma ampla e eficaz”.
Por sua vez, o investigador principal, Don Campbell, esclareceu à BBC que o pulverizador pode ser usado “em qualquer lugar onde se esteja em contacto com o público”, acrescentando estar “bastante confiante de que irá funcionar”.
O primeiro ensaio clínico já assegurou um financiamento de 4,2 milhões de dólares australianos (mais de 2,5 milhões de euros) por parte do governo do Estado de Victoria, e vai arrancar em Fevereiro.