​Cidade de Maputo: Dívidas da edilidade levam a interrupção na recolha de lixo

​Cidade de Maputo: Dívidas da edilidade levam a interrupção na recolha de lixo

Uma de três empresas contratadas para recolher lixo na cidade de Maputo suspendeu as actividades devido a uma dívida de 160 milhões de meticais do Conselho Municipal, referentes a 11 meses, de Fevereiro a Dezembro de 2023.

A edilidade emitiu uma nota onde refere que está a mobilizar recursos financeiros para melhorar a recolha de resíduos sólidos na urbe. Entretanto, diz que, no seguimento do plano de gestão financeira, está a priorizar o pagamento parcelado às empresas contratadas. Esse método, assume, tem levado algumas vezes ao sacrifício de outras actividades de capital importância.

O Município começou a registar incapacidade financeira para a liquidação imediata das facturas submetidas pelos provedores do serviço, o que levou à acumulação de dívidas em montantes elevadíssimos, sobretudo com duas das empresas contratadas.

O fosso entre os pagamentos já efectuados e as dívidas acumuladas tem estado a crescer, o que leva à crispação entre o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e as empresas contratadas para recolher lixo. (O País e Miramar)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.