Ciclone Jude: Governo desactiva 34 centros de acomodação

Ciclone Jude: Governo desactiva 34 centros de acomodação

O Governo desactivou 34 centros de acomodação, dos 71 que haviam sido criados para acolher as pessoas afectadas pelo ciclone Jude, que há duas semanas devastou as fustigou as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, norte de Moçambique:, Zambézia, Tete e Manica, no centro.

O porta-voz do governo, Inocêncio Impissa, explicou que a desactivação dos centros surge porque as populações que se encontravam nos locais terem recebido a devida assistência.

Citado pela AIM, Impissa, que também é ministro da Administração Estatal e Função Pública, anunciou o facto no briefing à imprensa, minutos após o fim da 9.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar terça-feira (25) na cidade de Lichinga, província setentrional de Niassa.

Segundo Impissa, a assistência aos afectados pelo Jude consiste, na primeira hora, em fornecer um apoio básico para a resistência e acomodação das populações afectadas, além de alguma actividade solidária de vizinhos e outras pessoas.

“O nosso papel tem sido este, fornecimento de bens essenciais, fornecimento de assistência em termos de alojamento, fornecimento de alimentação quente e fornecimento de kits para as primeiras semanas para as populações que depois se restabelecem e poderem conseguir se alimentar nos primeiros dias, principalmente aquelas que perdem as condições de se poder prover”, disse.

O Executivo, segundo o porta-voz, prestou os primeiros cuidados de saúde, bem como bens de primeira necessidade, e de kits de dignidade, particularmente para as raparigas e mulheres.

Durante a sua passagem por Moçambique, Jude fez 14 óbitos e 60 feridos, a maior parte dos quais por desabamento de paredes, descargas atmosféricas e afogamento, sobretudo em Nampula e Niassa.

Jude destruiu um total de 20.180 casas, das quais 13 139 de forma parcial, e 7 041 total, facto que perfaz 100 070 afectados, o equivalente a 19 899 famílias.

O sector da saúde registou 30 unidades sanitárias parcialmente destruídas.

Na educação, 182 salas de aulas em 59 escolas, afectando pelo menos 17 401 alunos e 264 professores.

O ciclone Jude formou-se a 06 de Março corrente, na bacia do sudoeste do Oceano Índico, como um sistema de baixas pressões, tendo evoluído para ciclone tropical, e atingiu o continente pelo distrito de Mossuril, em Nampula, com ventos fortes, rajadas e chuvas intensas.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.