Pelo menos quatro mortos e 49.984 pessoas afectadas é o balanço preliminar das chuvas que se fazem sentir, desde a madrugada do último domingo (24), no sul de Moçambique.
As chuvas torrenciais tiveram influência de um sistema frontal, causando inundações urbanas nas cidades de Xai-Xai (província de Gaza) e Maputo, incluindo os municípios de Matola e Boane.
Os dados foram divulgados pelo chefe do Departamento Nacional de Gestão de Bacias Hidráulicas, Agostinho Vilanculo, durante a sessão do Conselho Técnico de Gestão e Redução de Riscos de Desastres (CTDGRRD) que teve lugar hoje, em Maputo.
Citado pela AIM, Vilanculo acrescentou que na semana finda, “tivemos ocorrência de chuvas moderadas a fortes, localmente fortes”, além de Maputo e Gaza, também nas províncias de Inhambane, Manica e Sofala, e Nampula, Cabo Delgado e Niassa, onde precipitação esteve entre 100 a 300 milímetros.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê para os próximos 15 dias, a ocorrência de chuvas significativas na região norte, devido a influência da zona de convergência intertropical com interacção do sistema a nordeste de Madagáscar.
Deixe uma resposta