China detecta primeiro caso humano de gripe aviária H3N8

A China registrou a primeira infecção humana da variante H3N8 da gripe aviária, anunciou na terça-feira (26) a autoridade sanitária do país, que acrescentou que o risco de transmissão para outras pessoas é baixo.

Segundo informação avançada por alguns portais internacionais, a infecção foi descoberta em um menino de 4 anos da província central de Henan, que havia desenvolvido febre e outros sintomas no dia 5 de abril.

A Comissão Nacional de Saúde daquele país asiático refere que nenhum contacto próximo foi infectado com o vírus. A criança havia tido contato com frangos e corvos criados em sua casa, acrescentou a nota.

A variante H3N8 foi detetada anteriormente em outros lugares do mundo em cavalos, cachorros, pássaros e focas, mas nenhum caso de H3N8 em humanos havia sido reportado, afirmou a comissão.

A comissão disse ainda que uma avaliação inicial determinou que a variante ainda não tinha a capacidade de infectar efetivamente os seres humanos, e que o risco de uma epidemia em grande escala era baixo.

De referir que muitas variantes diferentes de gripe aviária estão presentes na China, e algumas delas, de maneira esporádica, infetam pessoas, normalmente os mais suscetíveis trabalham com aves.

Em 2012, o H3N8 foi responsabilizado pela morte de mais de 160 focas ao largo da costa nordeste dos Estados Unidos, depois de ter causado pneumonia mortal nos animais. Está em circulação desde 2002.

A China tem populações imensas de aves selvagens e criadas para consumo, criando um ambiente ideal para que vírus aviários se misturem e sofram mutações.

Partilhar este artigo