China-África: cooperação económica alcança novos patamares

China-África: cooperação económica alcança novos patamares

A cooperação económica e comercial entre China e África continuou a atingir novos patamares desde o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) de 2021, proporcionando benefícios tangíveis aos povos da China e da África, disse o Ministro Assistente do Comércio, Tang Wenhong, na terça-feira.

“Em 2021, a Oitava Conferência Ministerial do FOCAC foi realizada com sucesso. Na cerimónia de abertura, o Presidente chinês Xi Jinping anunciou que a China e a África prepararam em conjunto a Visão de Cooperação China-África 2035.

Em 2023, o comércio China-África atingiu US$ 282,1 bilhões. A China tem sido o maior parceiro comercial da África por 15 anos consecutivos.

Vários projetos de infraestrutura e manufatura foram implementados, incluindo o porto de águas profundas de Lekki na Nigéria, a via expressa do aeroporto em Nairóbi, usinas de energia solar na África do Sul e fábricas de eletrodomésticos no Egito.

“Esses projetos elevaram a cooperação China-África ao longo das cadeias industriais e de suprimentos. O Egito emitiu o primeiro título panda da África. Esses esforços enriqueceram os canais de financiamento para o comércio e a cooperação económica China-África.

Para apoiar a modernização agrícola da África, a China enviou mais de 500 especialistas agrícolas para a África e forneceu quase 9.000 oportunidades de treinamento para profissionais agrícolas da África”, disse Tang.

A Cúpula do FOCAC de 2024 será realizada em Pequim de 4 a 6 de Setembro, quando a China e a África renovarão sua amizade e discutirão maneiras de promover a cooperação.

A China disse que expandirá a abertura institucional em direção à África e aprofundará a cooperação industrial e da cadeia de suprimentos, com vistas a promover a integração económica China-África, o desenvolvimento interconectado e os resultados partilhados, reforçando a sinergia estratégica China-África e fazendo uma contribuição maior para uma parceria estratégica e cooperativa abrangente China-África mais forte e uma comunidade China-África de alto nível com um futuro partilhado (CGTN)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.