O posto administrativo de Chimuara, na província da Zambézia, vai ter uma central elétrica solar avaliada em cerca de 43 milhões de dólares e ira, numa primeira fase, produzir 30 MegaWatt (MW), isto a partir de 2024.
O projecto esta a ser desenvolvido pela empresa SunMoz, constituído pela moçambicana Checunda Investimentos e a britânica Renewable Energy Services Africa (RESA) Limited e que, segundo fontes da empresa, já se encontra num estágio bastante adiantado de implementação.
Fonte ligado a empresa que é citada pelo Notícias refere que a central solar fotovoltaica vai produzir até 100 MegaWatt (MW) que deverão ser injetados na Rede Nacional de Energia, através da subestação de Chimuara, propriedade da Electricidade de Moçambique (EDM).
Também prevê-se que o projecto seja capaz de suprir as necessidades energéticas de pelo menos 150 mil famílias da região, ao mesmo tempo que vai aumentar a proporção de fontes de energia verde na rede eléctrica nacional, reduzindo assim a emissão global de carbono do país.
Diz ainda a fonte que neste momento, decorre o processo de finalização das actividades remanescentes antes do início da construção efectiva e eventual comissionamento da fase inicial da planta solar.
Deixe uma resposta