Chefes de Estado e de Governo da SADC avaliam situação da cólera na região

Chefes de Estado e de Governo da SADC avaliam situação da cólera na região

Os chefes de Estado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se esta sexta-feira (2), em cimeira extraordinária, para analisar a epidemia da cólera que afecta a região.

“A cimeira extraordinária irá, entre outros actos, receber e apreciar o relatório sobre a situação da cólera em alguns Estados-membros, o estado de prontidão dos Estados-membros da SADC e as respostas aos surtos de cólera nos Estados-membros”, lê-se no comunicado, citado pela AIM.

A ser orientada pelo presidente em exercício da SADC, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a cimeira, que terá lugar em formato virtual, surge numa altura em que vários estados-membros da SADC vêm registando um surto de cólera dos mais severos a atingir a região.

O combate à cólera está em sintonia com o quadro regional africano de execução da estratégia global para a prevenção e controlo da cólera, 2018-2030.

Este quadro apoia a nova estratégia global de combate à cólera a nível nacional, proporcionando uma trajectória definitiva rumo a um mundo em que a cólera já não represente uma ameaça para a saúde pública.

A cólera é uma forma aguda de diarreia que, sem tratamento, pode matar em poucas horas e que é transmitida por água ou alimentos contaminados.

A Zâmbia, um dos países mais afectados na região da África Austral reportou a ocorrência de mais de 500 mortos, vítimas da doença desde Outubro de 2023.

A cimeira extraordinária da SADC será antecedida pela reunião extraordinária do Comité dos Ministros da Saúde da SADC, com o apoio técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF para a África Oriental e Austral e do Centro Africano para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) e sessão extraordinária do Conselho de Ministros da SADC.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.