O chefe de operações da polícia de Palma é uma das cinco pessoas que se pensa terem sido mortas no domingo à tarde numa emboscada quando atravessavam a aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado.
Os suspeitos insurgentes conseguiram parar o carro e atear-lhe fogo. O carro transportava um grupo de cinco pessoas, entre as quais o chefe da polícia, chamado Manuel Truca; a sua esposa e o seu sobrinho, e um trabalhador moçambicano para a ONG francesa Solidarités International. Uma declaração da Solidarités International disse que o grupo estava a viajar para Palma.
Fotos que circulam nos meios de comunicação social mostram dois corpos carbonizados, que não podem ser identificados independentemente, deitados ao lado da carcaça do carro. Os outros estão desaparecidos, presumivelmente mortos.
Ainda na mesma tarde, momentos depois, duas pessoas a conduzir ao longo da mesma extensão da auto-estrada N380 perto de Xitaxi viram um carro encostado na berma da estrada e foram alvejadas por supostos insurgentes. O condutor e o passageiro conseguiram escapar em segurança, mas o carro foi perfurado por balas, visíveis em fotos vistas por Zitamar após o ataque.
A N380 é a estrada principal que liga Macomia aos distritos do norte de Cabo Delgado. A actividade insurgente ao longo desta estrada pode representar uma séria ameaça aos esforços em curso para devolver a população deslocada a Mocímboa da Praia e Palma, mais a norte. (Zitamar)
Deixe uma resposta