O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, reuniu-se, ontem, terça-feira (17), em Pretória, com o Presidente do ANC e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerando o encontro como um sinal de alinhamento com o projecto de levar Moçambique para a frente.
“Fomos recebidos em Pretória pelo Presidente Cyril Ramaphosa. Um encontro frutífero e alinhado com o nosso projecto de levar Moçambique para a frente”, assinalou Chapo, que também é secretário-geral da Frelimo.
Segundo uma publicação do jornal Savana, Daniel Chapo chegou à capital política da África do Sul, Pretória, acompanhado pela membro da Comissão Política da Frelimo, Verónica Macamo, que é igualmente ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
À saída do encontro, Daniel Chapo recordou que as relações entre a Frelimo e o ANC, enquanto partidos libertadores, se estendem a outros países.
“A Frelimo tem relações históricas com o ANC aqui na África do Sul, Chama Cha Mapinduzi, na Tanzânia, ZANU-FP no Zimbabué, SWAPO na Namíbia, com quem prestamos ajuda mútua em vários momentos e nós estamos aqui para reafirmar que estamos juntos. Visitamos os outros países irmãos, já estivemos na Tanzânia, Zimbabué, Angola e hoje estamos aqui na África do Sul ”.
Segundo Chapo, o Presidente do ANC Cyril Ramaphosa garantiu apoio à Frelimo para as eleições de Outubro próximo.
“O camarada Presidente Cyril Ramaphosa reafirmou o compromisso do ANC de dar apoio incondicional à Frelimo no processo eleitoral da mesma forma como a Frelimo apoiou o ANC nas últimas eleições”.
De acordo com Chapo, o encontro serviu igualmente para felicitar o ANC e o Presidente Cyril Ramaphosa pela reeleição nas últimas eleições, bem como para encorajar o povo daquele país irmão a trabalhar lado a lado com o governo eleito.
(Foto DR)
Deixe uma resposta