O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou ontem, a inclusão de mais partidos políticos extraparlamentares com assento nas assembleias provinciais na mesa de diálogo visando, essencialmente, a revisão do pacote eleitoral.
“Concluímos ser importante incluir outros partidos políticos, a Revolução Democrática (RD), o Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Partido de Renovação Social (PARESO) e Partido para a Reconciliação Nacional (PARENA)” nomeou, após o segundo encontro com os partidos políticos, o PODEMOS, a Renamo e o MDM com assento no parlamento, e o extra-parlamentar, Nova Democracia.
A extensão vai ocorrer numa altura em que os partidos presentes desde o princípio dos esforços do diálogo já alcançaram consensos nos termos de referência para, nas próximas ocasiões, se proceder à assinatura de documentos.
Mas, conforme disse Chapo, se pensou na importância de alargar o diálogo aos partidos RD, PAHUMO, PARESO e PARENA antes da assinatura dos termos de referência já discutidos.
“O que se pretende é a revisão da lei eleitoral por forma termos uma lei consensual nos próximos pleitos eleitorais. Temos de continuar a aprimorar o processo de descentralização provincial que seja consensual entre os moçambicanos” disse.
Conforme Chapo, estão, inclusive, em debate outras matérias que podem conduzir à revisão da Constituição da República de Moçambique.
Deixe uma resposta