CFM vai investir 70 milhões de dólares na aquisição de 10 locomotivas e 420 vagões

O Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) revelou que uma empresa indiana e outra chinesa vão, este ano, reforçar a capacidade de tracção dos CFM como fornecimento de dez locomotivas e 420 vagões, respectivamente.

Citado pelo Notícias, Agostinho Langa Jr. disse que o concurso para a aquisição dos meios circulantes encerrou no ano passado.

Dos 420 vagões, 300 serão utilizados no transporte de minérios e os restantes 120 cisternas para o transporte de combustíveis.

Os CFM esperam contar com o apoio do Banco Africando de Desenvolvimento (BAD) para assegurar os 70 milhões de dólares necessários ao projecto.

“Enquanto não fechamos o acordo com esta instituição financeira estamos a avançar e, como já disse, já fechamos o concurso e foram seleccionados os vencedores”, referiu.

A empresa deverá avançar com os primeiros desembolsos enquanto as negociações com o BAD continuam. E conforme os prazos sugeridos pelos construtores, da Índia deverão chegar as dez locomotivas com potência adicional de 10% entre Abril e Maio, e da China os 420 vagões em Outubro ou Novembro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.