CEDSIF diz que e-SISTAFE abateu todos os funcionários fantasmas na AP

CEDSIF diz que e-SISTAFE abateu todos os funcionários fantasmas na AP

O Administrador Executivo do Centro de Desenvolvimento de Sistema de Informação de Finanças (CEDSIF), Jacinto Muchine, avançou, na terça-feira, que o e-SISTAFE permitiu a eliminação de funcionários fantasmas na Administração Pública.

“Hoje, de facto, não temos fantasmas na Administração Pública. O sistema instituído, de verificação biométrica dos funcionários e agentes do Estado, combateu este mal” disse.

Um dos mecanismos que contribuiu para coartar o problema que enfermava as finanças públicas há vários anos foi a introdução da prova de vida anual, obrigatória para todos os funcionários.

“Hoje existe o Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos que gere e regista todos os dados dos recursos humanos do Estado através da biometria. Anualmente, cada funcionário é obrigado, no mês do seu aniversário, a fazer a sua prova de vida com dados biométricos. Hoje, com existência de tecnologias disruptivas, introduzimos a facilidade para fazê-lo por via do telemóvel” referiu.

Ele notou que o funcionário que não fizer a prova de vida anual, imediatamente, não recebe o seu ordenado mensal cedno mês a seguir ao seu aniversário, até à regularização da situação.

“De forma automática, o sistema fecha a autorização de pagamento desse funcionário, até que venha fazer a sua prova de vida. Não é preciso intervenção humana” alertou, em entrevista à Rádio Moçambique.

O e-SISTAFE é o sistema de gestão de todas as finanças do Estado, desde a planificação, orçamento, despesa, contabilidade, pagamentos e gestão do património do Estado. Funciona de forma descentralizada em todo o país. O sistema realiza cerca de 64 mil transacções diárias, e permite visualizar e monitorar dos gastos ou despesas financeiras do Estado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.