Para a simplificar e harmonizar com as tendências a nível internacional, a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) vai passar a emitir, por via electrónica, os certificados de origem dos produtos nacionais para exportação.
O documento atesta a conformidade das regras de origem específica declaradas por um exportador a produtos, e a inovação deverá imprimir maior dinamismo e flexibilidade ao comércio.
As informações foram recentemente partilhadas pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, em Maputo, à margem da primeira sessão do Comité de Facilitação do Comércio Internacional.
O modelo já está em uso desde o segundo semestre do ano passado, e pela satisfação dos operadores, ficou decidida a implementação definitiva.
“É um instrumento mais seguro do que o manual”, disse, notando que fica mais fácil e prático realizar as estatísticas em relação à exportação por via digital, além de proporcionar oportunidades de reformas de políticas.
“A CCM teve a autorização deste comité para emitir certificados electrónicos e prestar serviços de qualidade mundial”, referiu. (Fonte: Notícias. Imagem: DR).
Deixe uma resposta